quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O plantio

1. Abra uma cova ou use o tamanho do torrão que envolve as raízes como referência: a cova deve conter o torrão com folga. No momento do plantio, a embalagem que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o “torrão” que protege as raízes não se quebre. Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra corte o saco plástico e com cuidado retire-o.
2. No fundo da cova, coloque um pouco de areia e cascalho fino para facilitar a drenagem e aplique composto orgânico ou esterco. Misture a terra retirada com o composto orgânico. E lembre-se que o solo deve estar livre de entulho.
3. Umedeça um pouco o torrão e após a retirada da embalagem, coloque a muda em uma cova, centralize e tome cuidado com as raízes para não ficarem expostas. Não afunde a muda, procure manter o “colo” da árvore nivelado com a superfície.
4. Coloque uma estaca de sustentação ao lado da muda. A estaca é importante no desenvolvimento da árvore, evitando danos com ventos fortes e conduzindo o crescimento.
5. Junte a terra da cova (após adubá-la) com a muda plantada e, pressione a terra ao redor do “torrão” até que esteja firme. Terminado o plantio, regue abundantemente. Providencie uma proteção para a muda, caso esteja sujeita a atos de vandalismo.
6. Regue bem e espere que a terra ceda. Complete o nível do solo com a terra adubada. Faça irrigações diárias, caso esteja no período seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário