quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cuidados

      O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a árvore desenvolva sua copa. A muda não deve ser plantada próxima de casas, muros, rede elétrica etc. A distância mínima entre uma muda e outra, ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de cinco metros.
        A cova (buraco) onde será plantada a muda deve ter as dimensões de 40 x 40cm de boca e 40cm de profundidade. Ao abrir a cova, a terra retirada deve ser utilizada no preenchimento do buraco.
    Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido. Primeiro faça a mistura de 3 partes de terra com uma parte de adubo orgânico e depois acrescente o calcário e o superfosfato. Essa mistura deve ser utilizada no enchimento da cova (os produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas, de produtos agrícolas ou mesmo em supermercados).
      Depois de plantada, a muda necessita de alguns cuidados até a fase adulta (cerca de dois anos). Regue-a com freqüência, de preferência a cada dois dias. Após o primeiro mês, regar a planta uma vez por semana. Nos dois primeiros anos após o plantio, é necessária uma adubação de cobertura a cada seis meses utilizando uma mistura de 50 gramas de uréia, 100 gramas de superfosfato simples e 50 gramas de cloreto de potássio. Essa mistura deve ser aplicada ao redor da muda, na figura de uma coroa formada pela projeção da copa da planta no solo.

O plantio

1. Abra uma cova ou use o tamanho do torrão que envolve as raízes como referência: a cova deve conter o torrão com folga. No momento do plantio, a embalagem que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o “torrão” que protege as raízes não se quebre. Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra corte o saco plástico e com cuidado retire-o.
2. No fundo da cova, coloque um pouco de areia e cascalho fino para facilitar a drenagem e aplique composto orgânico ou esterco. Misture a terra retirada com o composto orgânico. E lembre-se que o solo deve estar livre de entulho.
3. Umedeça um pouco o torrão e após a retirada da embalagem, coloque a muda em uma cova, centralize e tome cuidado com as raízes para não ficarem expostas. Não afunde a muda, procure manter o “colo” da árvore nivelado com a superfície.
4. Coloque uma estaca de sustentação ao lado da muda. A estaca é importante no desenvolvimento da árvore, evitando danos com ventos fortes e conduzindo o crescimento.
5. Junte a terra da cova (após adubá-la) com a muda plantada e, pressione a terra ao redor do “torrão” até que esteja firme. Terminado o plantio, regue abundantemente. Providencie uma proteção para a muda, caso esteja sujeita a atos de vandalismo.
6. Regue bem e espere que a terra ceda. Complete o nível do solo com a terra adubada. Faça irrigações diárias, caso esteja no período seco.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Preparo da muda

1. Deixe as sementes expostas ao sol entre cinco e seis horas. Essa ação facilita a germinação das sementes.
2. Cubra as sementes com solo argiloso, mantendo-as em local semi-sombreado. A germinação ocorre entre 10 e 12 dias. O desenvolvimento das sementes é rápido, estando prontas para o plantio (em local definitivo) em menos de 4 meses.
3. Normalmente as mudas são feitas em sacos plásticos, mas podem ser utilizados outros tipos de embalagens como latas ou um vaso médio. Plante a muda em um canteiro ou em recipiente com solo argiloso (encontrado em lojas especializadas e supermercados), rico em matéria orgânica (adubo, misturado ao solo).
Durante a fase de crescimento, corte os brotos que surgirem na base da muda, pois concorrem muito em nutrientes. Quando a muda atingir cerca de sessentacentímetros, estará apta para o plantio.